O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA?
termo logística reversa começou a aparecer nos anos 1990, quando grandes empresas se atentaram para a necessidade de dar uma destinação correta aos seus resíduos e reutilizar o máximo possível do lixo como matéria-prima para outros produtos, com o objetivo de diminuir os danos ao meio ambiente.
Mas o que de fato é a logística reversa?
A logística reversa nada mais é do que a prática de redirecionar as embalagens pós-consumo às cooperativas que realizam uma triagem e, posteriormente, enviam esses insumos para empresas que aproveitam o máximo possível destes materiais para transformá-los em matérias-primas de novos produtos.
Entenda o processo na prática
Uma pessoa consome alimentos e bebidas embalados em materiais plásticos e faz o descarte dessas embalagens. Os catadores separam esse lixo e levam até as cooperativas ou empresas que fazem todo o processo de reciclagem e transformam os resíduos em matérias-primas para futuros outros produtos de diferentes segmentos.
Assim, os resíduos que iriam para lixões, aterros ou até mesmo chegariam aos oceanos – prejudicando o meio ambiente e colocando em risco não somente várias espécies marinhas como as pessoas que vivem do consumo ou da pesca, por exemplo – ganham a chance de serem novamente utilizados, de maneira sustentável.
No infográfico abaixo é possível visualizar de forma mais clara como funciona cada etapa do processo de Logística Reversa:
Em agosto de 2010, foi criada a lei nº 12.305, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (entre outras regulamentações), que determina que as empresas que fazem a gestão integrada ou o gerenciamento desses resíduos precisam se organizar para que pelo menos parte do que produzem retorne para as indústrias para que sejam reutilizados.
Ou seja, a logística reversa precisa acontecer, mas a porcentagem mínima da massa da produção anual que deve ser destinada à reciclagem é de apenas 22%. É um número baixo, e por isso, existem algumas soluções que as empresas podem adotar.
Tanto na hora de dar a destinação correta aos seus resíduos plásticos como para comprar a matéria-prima já pronta, essas indústrias podem contar com empresas como a Clean Plastic, que faz o processo de recolhimento e transformação dos insumos em matérias-primas, prontas para serem vendidas para a produção de novas embalagens ou produtos.
Quais as vantagens de adotar a Logística Reversa na minha empresa?
Além do benefício óbvio de preservar o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, e promover um equilíbrio entre consumo e sustentabilidade, as empresas que praticam a Logística Reversa podem ter até vantagens financeiras.
Veja a seguir uma lista com 4 motivos para você investir (ou investir ainda mais) em logística reversa dentro da sua empresa:
Quando se estimula a reciclagem e o retorno de ao menos parte dos produtos de volta para as fábricas, a empresa consegue baratear o custo da matéria-prima.
O próprio tópico já se define. Promover ações voltadas para a sustentabilidade, mostram que a empresa possui responsabilidade socioambiental.
Mostrar que se importa com o meio ambiente e que utiliza de sua força enquanto empresa para trabalhar de maneira sustentável, além de serem práticas nobres por si só, são extremamente bem vistas pela sociedade.
A logística reversa acaba gerando valor, visto que atualmente as empresas têm priorizado fazer negócios com outras que possuem ações voltadas para a sustentabilidade.
Como implementar a Logística Reversa na minha empresa?
Agora que você já entendeu o que é, como funciona e quais são os benefícios da logística reversa, basta apenas aprender como colocá-la em prática dentro da sua empresa.
O primeiro passo é fazer um planejamento: defina quais serão as políticas de retorno de materiais, capacite seus funcionários para que eles possam colaborar e entender quais serão os novos protocolos, informe seus clientes da mudança e mostra a eles os benefícios desta, e por fim, analise os processos com frequência e busque sempre aprimorá-los.
Uma dica importante é procurar uma empresa de soluções sustentáveis de credibilidade, que tenha parcerias confiáveis. A Clean Plastic, por exemplo, se preocupa em oferecer uma logística de armazenagem e utiliza tecnologia de ponta para transformar plástico em matéria-prima de qualidade.
O futuro da Logística Reversa
A logística reversa na verdade é o futuro – e não somente das empresas, mas também do planeta –. Se todo o lixo plástico fosse reutilizado, a poluição dos oceanos seria praticamente nula e o meio ambiente, se pudesse falar, com certeza agradeceria.
Além disso, é importante destacar que os processos podem ser muito positivos para a gestão da empresa e funcionar como uma forma de reduzir os custos sem precisar mexer nas contas, aumentando assim os lucros.
Os empresários que não estiverem dispostos a investir nessa mudança agora, podem sentir futuramente o impacto negativo de não procurar propostas sustentáveis em um mercado que cada vez mais exige esse tipo de prática.